Caminhos do Tejo
02-12-2012 09:00
Do Parque das Nações a Alverca
Este percurso faz parte de uma rede de caminhos conhecida por caminhos de Fátima.
O nosso percurso com 22,5Km de extensão vai decorrer ao longo do estuário do Tejo.
Tem início junto do Pavilhão Atlantico vamos percorrer parte do Parque das Nações onde podemos ver os jardins e esculturas da expo 98 assim como o Parque Urbano do Tejo,e o Rio Trancão já à chegada a Sacavém.
Passamos em frente ao Mosteiro seiscentista das Clarissas em Sacavém , atravessamos a estrada passamos por baixo da A1 seguimos por um caminho ribeirinho junto ao Rio Trancão ,com passagem pelas ruinas das Quintas do Monteiro-Mor e do Brasileiro em direcção à povoação da Granja (local para piquenic e café). Daqui continuamos pelos caminhos tradicionais de Fátima até à Povoa de Santa Iria.
Depois de passarmos a linha de caminho de ferro ,seguimos por um caminho que atravessa uma zona de Sapal ,antigamente era nesta zona que se fazia a extração de sal. Por fim chegamos ao final do nosso percurso na Estação de Caminho de Ferro de Alverca onde apanhamos o comboio para casa.
O Parque das Nações é a designação actual da antiga Zona de Intervenção da Expo, que inclui o local onde foi realizada a Exposição Mundial de 1998 e ainda todas as áreas sob administração da Parque Expo, S.A. Esta área tornou-se, entretanto, um centro de actividades culturais e um novo bairro da cidade, com perto de 15.000 habitantes (prevendo-se que o total de população seja de 25.000, daqui a poucos anos), com várias instituições culturais e desportivas próprias.